quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Directórios e motores de busca

Basicamente, há dois serviços na Internet que nos ajudam a encontrar a informação que pretendemos: os motores de busca e os directórios.
Há algumas diferenças entre eles (cada vez mais esbatidas) que convém esclarecer.
Tipicamente, um directório é uma ordenação por categorias das páginas catalogadas. Ou seja, as páginas são agrupadas por temas e cada tema tem "encastrados" em si outros sub-temas, numa hierarquia de 5 ou 6 níveis.
Esta forma de procurar informação é particularmente indicada para os casos em que se procura alguma coisa sobre uma assunto, mas não se sabe exactamente o quê. Como a informação está agrupada por temas, acabaremos por encontrar o que nem sabíamos que poderíamos ter procurado!
Normalmente, é um forma de pesquisar informação mais generalista e um pouco menos precisa do que aquela que poderemos encontrar com os motores de busca.
Estes são serviços que nos respondem a pesquisas mais dirigidas, quando sabemos o que queremos encontrar e não pretendemos andar a fazer explorações paralelas.
Nos motores de busca, o utilizador dá uma palavra, conjunto de palavras ou expressão e só as páginas que tenham aquela(s) sequência(s) de caracteres serão identificadas.
Hoje em dia, praticamente todos os motores de busca têm directórios e quase todos os directórios têm motores de busca. E quase todos, também, se transformaram em "portais" (páginas de referência que são concebidas como páginas onde consta toda uma panóplia de informação diversa e que, supostamente, interessa ao utilizador)

Vejamos alguns exemplos:

Directórios:
Motores de busca:

Micael Augusto Nº17



Nenhum comentário:

Postar um comentário