quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Tipos de motores de busca

Buscadores globais - são motores de busca que pesquisa todos os documentos na rede, e a apresentação do resultado é aleatória, dependendo do ranking de acessos aos sites. As informações podem referir-se a qualquer tema.

Buscadores verticais - são motores de busca que realizam pesquisas "especializadas" em bases de dados próprias de acordo com suas propensões.

Guias locais - são motores de busca exclusivamente locais ou regionais. As informações se referem a endereços de empresas ou prestadores de serviços.


Diretórios de websites são índices de sites, normalmente organizados por categorias e sub-categorias. Tem como finalidade principal permitir ao utilizador encontrar rapidamente sites que desejar, procurado por categorias, e não por palavras-chave.

Luís Nunes n.º 14
Como usar um Motor de Busca

Neste artigo, explica os vários passos ao fazer uma pesquisa na Internet.
A Internet é disponibiliza uma enorme fonte de conhecimento, mas encontrar alguma coisa que você deseja neste recurso tão vasto pode ser mais difícil do que parece, e é por isso que algumas boas pessoas (programadores) projetaram e colocaram os motores de busca disponíveis, em funcionamento na Internet. 
Para encontrar uma resposta para sua consulta disponibilizamos estes seguintes passos.

  • Selecione o mecanismo de pesquisa:Por exemplo pode escolher o Google para as suas pesquisas. Google trabalha brilhantemente com todas as frases. Se você sabe que seu resultado desejado existe em um determinado site, e este site tem uma função de motor de busca interno, use este mecanismo.
  • Use aspas: O uso de aspas é uma ótima maneira de estreitar os resultados de pesquisa para localizar com precisão um tópico desejado na internet. Existem algumas ferramentas de busca que lêem todos os dados inseridos na caixa de pesquisa como uma frase, mas se você utilizar alguns símbolos pode simplificar o  processo de busca.
    Por exemplo, se quizer saber sobre a estrutura da RAM de um computador. Se escrever o texto de pesquisa como o que é RAM, isto pode não ser tão confiável ou focalizado quanto se eu escrever: "O que é memória RAM?" Sem as aspas, recebece resultados que contenham todas as cinco palavras, mas não necessariamente com as palavras juntas. "O que é ‘memória RAM’?" poderia ser uma frase de pesquisa ainda mais útil, já que estou mais confiante de que o resultado será um documento que responde à pergunta.
  • Utilize símbolos. 
    • Usando o sinal mais (+): Você pode ter notado que quando você faz uma pesquisa em um mecanismo de busca, o motor de pesquisa exibe links que podem conter poucas das palavras-chave de sua consulta. O uso do sinal + indica ao motor de busca que deseja toda a consulta em um documento; por exemplo, Proccessadores+with+Intel+Technologies exibirá os resultados que contêm todas as palavras de pesquisa no tópico. Tenha em mente que você não deve usar espaços entre as palavras-chave e o sinal +.
    • Usando o sinal menos (-): O uso do sinal de menos exclui da consulta qualquer palavra-chave. Por exemplo, se eu quiser procurar a consulta "Como funciona um dicionário digital" e não desejo exibir quaisquer resultados com a palavra “computador", eu iria escrever a minha consulta como: Como+Dicionário+Digital+Funciona-computador

  • Evite erros ortográficos:  se a sua consulta estiver escrita incorretamente, você pode ter alguns maus resultados de pesquisa de um motor de busca; assim, evitar erros ortográficos pode salvar você (por exemplo, cor vs côr, centro versus centru).

  • Use as opções de Busca Avançada: Se ainda não encontrou a informação que procura, então há ainda outra opção que pode ajudar. Alguns mecanismos de busca fornecem um link chamado "Busca Avançada". Com a ajuda da pesquisa avançada, pode definir vários critérios para a sua consulta. A Busca Avançada, por exemplo: 
    • Permite-lhe pesquisar em um ponto específico de um site;
    • Permite-lhe restringir os resultados da pesquisa usando datas;
    • Possibilita a pesquisa de temas específicos em sites específicos;
    • Permite definir um filtro para sua pesquisa.
  • Monte uma boa consulta: Antes de digitar, considere o que você quer que o motor de pesquisa mostre. Por exemplo, quero procurar um artigo na internet. Assim, vou estruturar a minha consulta como segue: 
    • Sobre o que deve ser o artigo? (Saúde&Forma Física)
    • Qual é o sub-tema? (Corpo Humano)
    • Qual é o assunto específico? (Músculos abdominais)
  • Resultado: Eu escreveria minha consulta na caixa de pesquisa do motor de pesquisa como: Como fortalecer a musculatura abdominal ou O que são músculos abdominais ou Como funcionam os músculos abdominais ou Quais são os deveres dos músculos abdominais no corpo humano.

Mais informação / Links


João Miguel nº12

Directórios e motores de busca

Basicamente, há dois serviços na Internet que nos ajudam a encontrar a informação que pretendemos: os motores de busca e os directórios.
Há algumas diferenças entre eles (cada vez mais esbatidas) que convém esclarecer.
Tipicamente, um directório é uma ordenação por categorias das páginas catalogadas. Ou seja, as páginas são agrupadas por temas e cada tema tem "encastrados" em si outros sub-temas, numa hierarquia de 5 ou 6 níveis.
Esta forma de procurar informação é particularmente indicada para os casos em que se procura alguma coisa sobre uma assunto, mas não se sabe exactamente o quê. Como a informação está agrupada por temas, acabaremos por encontrar o que nem sabíamos que poderíamos ter procurado!
Normalmente, é um forma de pesquisar informação mais generalista e um pouco menos precisa do que aquela que poderemos encontrar com os motores de busca.
Estes são serviços que nos respondem a pesquisas mais dirigidas, quando sabemos o que queremos encontrar e não pretendemos andar a fazer explorações paralelas.
Nos motores de busca, o utilizador dá uma palavra, conjunto de palavras ou expressão e só as páginas que tenham aquela(s) sequência(s) de caracteres serão identificadas.
Hoje em dia, praticamente todos os motores de busca têm directórios e quase todos os directórios têm motores de busca. E quase todos, também, se transformaram em "portais" (páginas de referência que são concebidas como páginas onde consta toda uma panóplia de informação diversa e que, supostamente, interessa ao utilizador)

Vejamos alguns exemplos:

Directórios:
Motores de busca:

Micael Augusto Nº17